Coach? Para quê?
Eu comecei a escrever aqui foi por um motivo muito especial. Minha ideia sempre foi compartilhar meus pensamentos, tudo que já vivi e convivi em meus anos no mundo corporativo. Procurei passar pelos mais diversos assuntos, abordar experiências, fatos, estudos e trazer conteúdos que acredito serem relevantes para aqueles que buscam dar um passo à frente em busca de seus sonhos.
Entretanto, acho que deixei algo importante para trás e quero colocar esse tema em dia. Hoje gostaria de desmistificar o trabalho do coach e o que se pode esperar dessa jornada.
Vamos lá? Primeiro, o que são coach e coaching?
Coach é uma palavra de origem inglesa que significa treinador. É uma pessoa que irá lhe ajudar a alcançar os seus objetivos.
Já Coaching é um processo, uma metodologia, um conjunto de competências e habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por absolutamente qualquer pessoa pra alcançar um objetivo na vida pessoal ou profissional.
Neste processo, o seu treinador irá trazer ferramentas de diversas áreas transversais (psicologia, sociologia, administração, recursos humanos, neurociência) para ajudar na busca da clareza dos seus objetivos.
Esse processo é dividido em sessões e pode acontecer de forma individual ou em grupos, sendo ambos vantajosos. Existem dois papéis distintos:
O coach que é o treinador que conduz a sessão e procura, por meio de diversas ferramentas, auxiliar o coachee a definir as suas metas e a encontrar um caminho e recursos para seguir a sua jornada.
O coachee é você, que busca alcançar seus sonhos, crescer e se desenvolver - seja no campo pessoal ou profissional.
E quais são os benefícios?
Desenvolvimento profissional
Aperfeiçoamento dos planos de negócio
Estruturação de objetivos e metas claras
Maior utilização de talentos e identificação de pontos a serem desenvolvidos
Identificação e suporte para superar obstáculos
Agilidade na gestão de mudanças
Desenvolvimento de competências para o empreendedorismo
E mais
Desenvolvimento pessoal
Elevação da felicidade e realização
Conquista do autoconhecimento e autodesenvolvimento
Evolução e melhoria contínua
Melhora na qualidade de vida e equilíbrio interior
Equilíbrio e inteligência emocional
Quebra de crenças limitantes
Como escolher um profissional?
Bom, isso é como escolher um médico ou um arquiteto. Você deve procurar boas indicações de amigos e colegas, procurar sobre o/a profissional na internet, saber mais informações sobre ele/ela. A etapa mais importante é conversar com ele/ela, ver se você se sente confortável, pois é com essa pessoa que você irá partilhar suas experiências. Então a “química” entre vocês é bastante importante. Além disso, é interessante ver quais são as instituições que certificam e conferem a ele/ela a habilitação para atuar na área.
E quanto custa?
Varia bastante, assim como varia contratar um médico ou um arquiteto. aria da experiencia que esse coach tem em diversos ramos necessários para o atendimento. Eu por exemplo tenho vasta experiência em Recursos Humanos de multinacionais e ainda trabalhei fora do país atendendo executivos americanos e hispanos. O preço é proporcional ao tamanho da solução que o coach pode te ajudar a encontrar., ao valor que ele/ela poderá trazer para você.
Imagine que você é um pai e quer ver seu filho performando bem na vida. Quanto custa para você que seu filho esteja no caminho certo e que não perca tempo/dinheiro/energia, fazendo uma universidade errada por exemplo?
Há vários formatos para vários tipos de bolsos. De sessões individuais a coaching em grupo, com certeza há uma forma que possa contribuir para o seu autodesenvolvimento.
E aí, quer levar quanto tempo para encontrar sua próxima melhor versão?
Comments