![](https://static.wixstatic.com/media/4a75d5_fb7f5aa62df24efe804d1633ed9b6f70~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/4a75d5_fb7f5aa62df24efe804d1633ed9b6f70~mv2.jpg)
Hoje vamos falar sobre Sentir. Antes de escrever o que meus entrevistados têm a dizer sobre esse tema, trago o conceito da Antroposofia sobre isso.
Para aqueles que conhecem a filosofia de Rudolf Steiner, sentir é uma das três dimensões dos seres humanos. Este sentir está intrinsecamente ligado ao momento presente e pode um tanto quanto volátil.
Entretanto, são esses sentimentos que fazem a ponte entre o nosso pensar (cabeça) e o querer (membros). Sentir é algo muito individual, porém é em sua maior parte um resultado de um estímulo do meio. Para que possamos nos apropriar desse sentimento, devemos estar atentos às ações do meio externo e nossas reações a elas.
E o que será que meus convidados SENTEM? E como aprimoraram os seus sentimentos?
“Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior sem o seu consentimento... Eleanor Roosevelt. Inteligência emocional para mim é isso. É saber que não importa o que o outro possa fazer, a reação é minha e não dele. É algo bastante difícil na realidade, mas ter a consciência disso pode tornar nossas relações com o mundo externo, e principalmente com o interno, muito mais fáceis. Acho que aquela frase resume bem tudo isso.” L, 32 anos gestora.
“Estar em equilíbrio é a chave para todo o resto. Descobrir o que me fazia estar bem comigo mesmo é o que me faz perceber as oportunidades, escolher as melhores opções, é o que faz todo o resto – amor, família, trabalho, saúde – dar certo. O processo de encontrar esse equilíbrio valeu muito a pena.” H, 41 publicitário.
“A vida é cheia de reviravoltas. Um dia você está por cima. No outro por baixo. O que importa é estar bem consigo mesmo. Assim você não fica iludido com o sucesso nem arrasado pelo fracasso. Quando sabemos o nosso lugar no mundo e conhecemos bem a nós mesmos, fica mais fácil encontrar esse equilíbrio. E mesmo quando a balança pesar para algum dos lados, você sabe encontrar a maneira certa de voltar ao ponto ideal.” R, 45 locutor.
“Escute seu corpo. Ele é mais inteligente que você. Ouvi isso na aula de ioga e fez todo sentido. Quando algo não está certo conosco, o corpo sente (e até fala, mas a gente precisa aprender a escutar).” Y, 23 publicitária.
E para você, o que é Sentir - Inteligência Emocional e Equilíbrio?
Comments