top of page
Foto do escritorFabrizio Marangoni

QUAL A SUA MAIOR FORÇA?


Como tenho escrito aqui desde o início, o autoconhecimento é a resposta para a maior parte de nossas questões (ou pelo menos o caminho). Hoje gostaria de mostrar para você uma perspectiva incrível sobre esse assunto.


Ao longo da história, em diversos países e culturas diferentes, foram estudadas as principais virtudes que aproximam os seres humanos. Concluiu-se que existem 6 virtudes distintas que estão presentes dentro de cada um de nós e de todos nós.


Segundo essa teoria, possuímos todas estas virtudes e durante a nossa jornada, vamos priorizando algumas em detrimento de outras.


Importante lembrar que todos os recursos internos necessários para qualquer momento de nossas vidas estão disponíveis dentro de nós (são as forças de caráter).

E quais seriam essas virtudes?

1. Sabedoria e Conhecimento

2. Coragem

3. Humanidade

4. Justiça

5. Temperança

6. Transcendência


Como você pode ver esses conceitos são bastante amplos. Foi por isso que dois pesquisadores estudaram a fundo os caminhos para chegar a cada uma destas virtudes. Como resultado, traduziram essas 6 virtudes em 24 forças de caráter.


Vou dar um exemplo


Para se alcançar a virtude do conhecimento, você pode trilhar o caminho das forças da criatividade, da curiosidade, do pensamento crítico, do amor a aprendizagem ou mesmo da perspectiva. Todos os caminhos são válidos e podem ser trilhados simultaneamente. Para cada um deles há um significado especial que irei mostrar mais para frente.


Essas forças se manifestam conforme o contexto, fase ou situação de vida em que estamos.


Vou ilustrar


Imagine que você está procurando um novo emprego. Para isso, necessita de algumas características internas para atingir a meta esperada – seu novo emprego. Você irá buscar dentro das suas forças internas o que era importante para este momento, e priorizar as forças de caráter para usar naquele momento. A criatividade para escrever um bom currículo ou a perseverança na busca provavelmente estará aflorada em você.


No momento que se encontra um emprego, pode fazer um ajuste nessas forças de caráter, novamente reorganizando e se adaptando ao meio. Sua necessidade em relação a inteligência emocional para lidar com o novo ambiente de trabalho ou a força da liderança podem ser mais necessárias agora do que eram antes. Vale reforçar que tudo permanece dentro de você, mas o que muda é percentual de utilização de cada uma das forças.


O autoconhecimento neste caso é perceber o seu objetivo, analisar as forças que estão mais potentes no momento, analisar ainda as forças necessárias para chegar ao seu foco e traçar um planejamento para chegar onde foca.


Eu acho esse um conceito incrível. E você o que achou? E se quiser que eu traga mais informações sobre o assunto, deixe seu pedido nos comentários.


COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS!

29 visualizações0 comentário

Comments


Deixe seu email e receber sempre as novidades 

Obrigado pelo envio!

bottom of page