top of page
Foto do escritorFabrizio Marangoni

O QUE É UMA MENTORIA E COMO ELA PODE TE AJUDAR



Nós passamos por alguns momentos da carreira onde as dúvidas e os problemas parecem nos tirar do foco, causando uma certa desesperança sobre o que está sendo feito. Já passou por isso? Pois é, não foi só você! 


Nesses momentos é importante lembrar que você não está sozinho, afinal, muita gente por aí já passou exatamente por isso e pode te ajudar. Essa pessoa é conhecida como mentor ou mentora, que usa sua vivência para dar os melhores direcionamentos. 

Por ter um grande potencial de desenvolvimento, algumas empresas adotaram o processo de mentoria internamente, ajudando seus funcionários a crescerem e se desenvolverem da melhor forma. 


Mas se a sua empresa não é uma dessas, tudo bem: você pode procurar um mentor por conta própria (uma dica é buscar um profissional que atua ou atuou no mesmo setor, ou mesma Diretoria, ou ainda que a sua história atual tenha conexão com algo pelo qual passou o seu potencial mentor). Ter um mentor será de grande valia para te ajudar a enxergar em um plano geral a sua situação atual e, com as dicas certas, traçar o caminho para crescer profissionalmente.


Como encontrar um mentor


Bom, o ideal é você procurar alguém que tenha paciência e conhecimento de causa para dialogar sobre o problema. Lembre-se: a mentoria requer contato e envolvimento tanto do mentor quando do mentorado. É preciso estar disposto a compartilhar as experiências pessoais que podem servir de guia na busca de soluções para os desafios enfrentados.


Na hora da busca, o ideal é olhar para sua rede, procurar indicações e saber a opinião das pessoas sobre seus próprios processos de mentoria. Você vai se surpreender com os ótimos resultados alcançados em um trabalho assim tão próximo.


Eu, por exemplo, comecei a mentorar a partir de uma demanda de colegas coaches. Como eu tenho um trabalho extenso em grande empresas que me ajudou a abrir muitos caminhos, consegui mostrar a eles as possibilidades que eles ainda não conseguiam ver. 



Mas qual a diferença de mentoria e coaching?


A diferença entre mentoria e coaching é que no processo de coaching existe um objetivo bem definido de autodesenvolvimento e autoconhecimento. Já na mentoria, a pessoa já está atuando, então é necessária uma orientação de forma mais ampla. Por exemplo, pense em um jogador de futebol que já joga no Brasil e agora vai atuar no exterior. O ideal, nesse caso, é que outro jogador que esteja atuando fora ajude-o a descobrir os caminhos de forma mais rápida e assertiva. 


Por que fazer mentoria se já sou coach? 


No coaching, existem dois processos. Para o coach ser melhor, ele precisa estar sempre no movimento de autodescoberta. Por isso, um coach bem resolvido precisa, para evoluir, fazer processos de coaching. O meu formato sempre foi buscar coaches com características diferentes das minhas. Outra possibilidade é um coach ajudar a outro com menos experiência por meio da mentoria. Afinal, esse coach pode ter dúvidas básicas sobre o processo, ele pode estar amarrado em alguma parte e não conseguir evoluir, pode ter dúvidas em como cobrar corretamente ou se posicionar no mercado, e o mentor pode ajudar bastante, por meio da vivência,do exemplo e da experiência. 


Portanto, a mentoria para coaches é para essa evolução. E sabe o que me move? É poder ajudar pessoas a buscar um próximo nível. Em um mundo com tantos coaches, ajudar pessoas que buscam ser melhores é uma forma que eu me conecto e consigo me multiplicar. Se eu consigo que os atendimentos de outros coaches sejam melhores, eu consigo que muitos mais pessoas tenham suas vidas melhoradas. E isso está dentro do meu propósito.


E você, já pensou em buscar um mentor? Ou já pensou em ser mentor de alguém e devolver para o mundo a sua experiência?

5 visualizações0 comentário

Comments


Deixe seu email e receber sempre as novidades 

Obrigado pelo envio!

bottom of page