top of page
Foto do escritorFabrizio Marangoni

LIÇÕES APRENDIDAS COM A QUARENTENA

Atualizado: 7 de jul. de 2020


Nossas vidas mudaram bastante nos últimos meses. Mesmo sem uma previsão exata de quando isso possa acabar, podemos ver que muitas coisas se transformaram e que podemos aprender algo sobre tudo isso. Conversei com algumas pessoas e listo abaixo alguns desses aprendizados:

  • Podemos viver com menos. Uma das primeiras coisas que senti nessa quarentena é que não preciso de tanto para viver e ser feliz. Meus rendimentos diminuíram, mas isso não me tornou menos feliz. Passei a consumir menos, me preocupar menos com coisas sem tanta importância e procurar novas formas – muitas delas mais baratas – de saciar as minhas vontades e desejos. Acho que usei menos de 5% dos itens do meu armário nesse período, já dá para pensar, né?


  • Precisamos conversar. Levantamentos pelo mundo mostram que o número de divórcios e de suicídios aumentaram consideravelmente durante a pandemia. Triste realidade. Isso nos faz pensar em como estamos lidando com nossas relações e o quanto estamos preparados para lidar com nós mesmos – e depois com os outros. A habilidade de conversar, alinhar expectativas, perceber as nossas necessidades nunca foi tão precisa. É difícil compreender ao certo o que levou a aumentar esse indicador, entretanto isso nos alerta a importância de avaliarmos nossos relacionamentos (de todos os tipos) e perceber como agimos e reagimos. Será que você está fugindo de algo?


  • Saber sobre nós mesmos nunca foi tão importante. O autoconhecimento se tornou uma ferramenta chave para entendermos emoções e conflitos que surgiram. Será que o que estou sentindo está relacionado ao que está acontecendo lá fora? Esse sentimento sempre existiu dentro de mim e apenas se aflorou? Entender a si mesmo pode não tornar o processo de passar por tudo isso mais leve, mas o deixa consciente e nos auxilia a buscar soluções para problemas e entendimento para os demais pontos.

E você, o que aprendeu nos últimos tempos? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários.




COMPARTILHE ESSE TEXTO EM SUAS REDES SOCIAIS!

5 visualizações0 comentário

Comments


Deixe seu email e receber sempre as novidades 

Obrigado pelo envio!

bottom of page