Alguns dias atrás, falamos sobre liberdade. Hoje gostaria de falar um pouco sobre fatos que ocorrem em nossas vidas, oportunidades e nossa reação perante a elas. Para isso, gostaria de compartilhar um pequeno conto:
Era uma vez um fazendeiro chinês. Um dia, um de seus cavalos fugiu. Seus vizinhos vieram até ele, comentando como aquele acontecimento era um infortúnio. O fazendeiro respondeu: “pode ser”.
No dia seguinte, o cavalo que fugiu voltou, trazendo com ele sete cavalos selvagens. Os vizinhos apareceram novamente, dizendo que isso era uma grande sorte. O fazendeiro respondeu: “pode ser”.
Depois disso, o filho do fazendeiro tentou domar um dos cavalos selvagens e caiu, quebrando uma perna. Os vizinhos vieram lamentar o ocorrido, dizendo que aquilo era muito ruim. O fazendeiro respondeu: “pode ser”.
No dia seguinte, oficiais do exército que estava recrutando soldados para a guerra apareceram, mas não levaram o filho do fazendeiro por conta da sua perna quebrada. Os vizinhos vieram ao fazendeiro falando sobre como aquilo era ótimo, e ele respondeu: “pode ser”.
Não gosto de dizer que a história tem uma moral, mas o ensinamento que esse conto trás é de que não existem erros, não existe sorte, não existe azar. Existem fatos que ocorrem nas nossas vidas e a nossa visão sobre eles é que definem tanto o fato quanto quem somos/seremos. Em toda fase da sua vida, tente não julgar, pois quando você o faz pode estar deixando de crescer. Lembre-se que cada início é um começo e o que importa não são as conquistas somente, mas a jornada. E você, como tem visto sua vida?
Comments